quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Alimentação(muito ou pouca) antes do exercicio fisico

Imaginemo-nos a subir algumas escadas. A 1ª escada vamos achar fácil, a 2ª escada será um pouco mais difícil. Quando chegarmos à 3ª o nosso corpo vai começar a protestar. Agora imaginemos que vamos escalar as mesmas escadas carregando 100kg de peso aos nossos ombros. Agora o cenário já não parece ser tão fácil.....;) xD
Esta ilustração mostra o que o nosso corpo passa quando fazemos exercício físico depois de ter comido uma refeição pesada. A última coisa que vamos querer fazer antes do treino é sobrecarregar o nosso corpo. O nosso corpo teria que trabalhar com muita mais dificuldade para digerir os alimentos que comemos, enquanto ainda por cima tem que aguentar com o exercício físico.
Em vez de nos enchermos com 3 grandes refeições por dia, devemos tentar dividir as refeições em 5 mini refeições. Desse modo, não importa a que hora do dia nós escolhemos para o exercício,não estaremos sobrecarregados de alimentos que enchem o estômago. Agora o nosso corpo não vai trabalhar arduamente para digerir os alimentos. Ele agora vai trabalhar no duro apenas para queimar gordura.
Como sabemos, devemo-nos exercitar 3 a 4 vezes por semana pelo menos 30 minutos. Isto é o mínimo. Por outro lado, se queremos realmente perder peso e manter o nosso corpo a queimar gordura como uma fornalha, é preciso apostar mais alto e fazer exercício físico 6 dias por semana.
Falemos sobre o tipo de exercício que vamos ter de considerar. Existem dois tipos de exercício que, quando juntos, queimam gordura mais rapidamente do que quando fazemos apenas um. São o cardiovascular, ou o aeróbio, e o treino de força.
Se queremos obter mais músculo porque o músculo queima gordura melhor do que o tecido adiposo. Mas também queremos aumentar a nossa taxa metabólica, os exercícios aeróbios, como natação, caminhada rápida, corrida ou ciclismo são exercícios cardiovasculares e irão acelerar o nosso metabolismo por 4 a 8 horas depois de um bom treino. Exercícios com pesos ou treino de força também têm os seus benefícios. Embora ajudem a acelerar o nosso metabolismo, vão ajudar-nos a obter massa muscular magra.

Exercícios cardiovasculares ou aeróbios podem ser feitos facilmente na privacidade da nossa própria casa. Podemos encaixá-los na nossa agenda em qualquer momento que tenhamos um mínimo de 20 minutos ou mais para nos dedicarmos ao exercício. Existem exercícios de aeróbica de alto impacto e exercícios de aeróbica de baixo impacto.
A aeróbica de alto impacto é destinada a obter um bom bombeamento do coração. Nem todas as pessoas podem começar com a aeróbica de alto impacto porque é muito extenuante. Mas se alguem está acostumado a ser activo não vai demorar muito para até atingir essa velocidade....
Se alguem for sedentário por muito tempo, ou não está acostumado a fazer exercício físico, sugiro que comece a fazer aeróbica de baixo impacto durante as primeiras semanas do programa. A aeróbica de baixo impacto implica menos esforço e pratica-se a um ritmo mais lento. Mas mesmo assim consegue-se que o coração bombeie e aumente o ritmo do metabolismo.
Depois do nosso corpo habituar-se à rotina, começamos a ter mais resistência, podemos avançar então para a aeróbica de alto impacto. Que é onde realmente vamos ver um aumento significativo no nosso potencial para queimar gorduras.
O treino com pesos, ou de força, constrói músculos. Muitas pessoas vão para um ginásio e trabalham com um personal trainer para os ajudar a obter músculos. Mas se formos inteligentes não precisamos. Há imensos aparelhos para ginástica em casa que são bastante acessíveis e são suficientemente pequenos para caber num canto do quarto. Um pequeno conjunto de pesos e uma bola de exercício podem também ser úteis.
 
 O nosso objectivo no treino de força é o aumento da massa muscular no nosso corpo, porque o músculo queima gordura mais rapidamente.
Quando trabalhamos os músculos durante o treino de força, o que estamos realmente a fazer é a rasgar as fibras que constituem esse músculos. Os nossos músculos vão precisar então de um ou dois dias para se recuperarem dessa quebra, a fim de os reconstruir novamente. Se concentrarmos no treino de força todos os dias, nunca dá ao nosso corpo hipótese de se recuperar e corremos o risco de causar danos ao músculo.
Uma combinação de exercícios para a massa muscular magra com exercícios aeróbios, terão como benefício a queima de calorias mais rapida do que apenas a fazer um destes exercícios sozinho.

Ao planear a nossa rotina de exercícios, devemos incluir um dia para o treino de força e no dia seguinte fazer  exercício aeróbio. Isto irá acelerar o metabolismo e construir a nossa massa muscular, sem causar lesões aos músculos.
O que fazer quando não fazemos treinos pesados aerobios ou de musculação?
Esses dias não são dias de folga para sentarmo-nos o dia todo no sofá. Se queremos manter o nosso corpo activo. Simplesmente devemos correr,caminhar,e fazer outras pequenas actividades e é o suficiente.
Nestes dias livres de exercício, devemos adquirir o hábito de fazer uma caminhada de 20 minutos ou fazer um desporto com alguns amigos.É o suficientes para queimar calorias ao mesmo tempo que nos divertimos.
 
 Hidratar, hidratar, hidratar! Nunca é demais lembrar a importância de beber 6 a 8 copos altos de água diariamente. Se estamos a queimar gordura durante um treino, é preciso levar para bem longe os depósitos de gordura ou estes ficarão presos noutras células.

Além disso, quando fazemos exercício físico transpiramos. A transpiração é a maneira do nosso corpo arrefecer. Mas se perdermos muito líquido durante o treino, e não o substituirmos, o nosso corpo vai começar a armazenar fluidos para assegurar a sua própria sobrevivência. Por isso toca a reabastecer o corpo com água pura durante e após cada treino!!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário