Um termogénico (também chamado de queimador de gordura) é um tipo de suplemento que aumenta o metabolismo, fazendo com que a gordura corporal seja queimada mais facilmente, mesmo se não praticarmos exercício físico.
Como funciona um termogénico?
O processo conhecido como “termogénese” consiste na produção de calor pelo nosso organismo devido a um aumento do metabolismo (conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos). Qualquer processo metabólico necessita de energia, energia essa proveniente dos alimentos na forma de calorias (unidade de medida do calor).
Os suplementos termogénicos promovem um aumento da temperatura corporal e do consumo de energia por parte das células. Como? Estimulando os receptores beta-adrenérgicos das células, favorecendo, desta forma, um aumento da excitabilidade da célula. É este processo que faz com que a célula aumente o consumo de energia.
A nível dos adipócitos, esta estimulação dos receptores beta adrenérgicos favorece o aumento da lipolise, incrementando com isto a libertação dos ácidos gordos para a corrente sanguínea. Estes ácidos serão posteriormente utilizados pelas outras células como fonte de energia. Nas células musculares, a estimulação beta- adrenérgica aumenta a oxidação das gorduras na mitocondria.
Benefícios dos termogénicos
Como já foi referido, o termogénico actua mesmo quando não há prática de qualquer actividade física. No entanto, se aliar o seu consumo ao exercício físico, irá obter grandes resultados. O seu organismo utilizará as gorduras como combustível para a actividade física, queimando, desta forma, mais energia.
Considerações finais
Uma vez que estimulam o metabolismo e aumentam a temperatura corporal, os termogénicos não devem ser consumidos por indivíduos com doenças cardíacas ou hipertensão arterial. Também nunca os devemos tomar à noite, pois podem perturbar o sono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário