quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Se treinar todos os dias vou aumentar mais rapidamente a massa muscular?

Isto é totalmente errado, se ultrapassarmos o nosso limite começaremos a perder massa muscular, e poderemos começar a sofrer de OVERTRAINING, situação em que o atleta força o treino, impossibilitando o corpo a se recuperar e fazer as adaptações necessárias para o próximo treino. Isso pode acarretar sérios problemas de saúde, como insônia, perda de apetite, sensação de cansaço no dia seguinte etc. E em casos extremos pode vir a causar depressão e ansiedade. Não precisaramos de realizar 20 ou 30 séries por cada grupo muscular, nem sequer 10 séries como muitos "especialistas" aconselham. Só precisamos de saber como extrair o máximo do nosso músculo, isso só pode ser feito com um treino certo. O recomendável e que os treinos não durem mais que 1 hora. Eles devem durar no máximo 45 minutos.

Treinar todos os dias é uma das dicas para ganhar massa muscular ensinadas pelos que se dizem "profissionais". O que não corresponde à realidade, isto é um tremendo erro. Quando se treina com muita frequência, os músculos não conseguem ter tempo de se recuperar do treino anterior, resultando nenhum crescimento muscular, podendo chegar a níveis catabólicos.
Quando se chega a nível catabólico, o corpo que já está sem uma fonte de energia para manter o ritmo do treino, passa a transformar os próprios músculos numa fonte de energia, fazendo-nos perder a nossa massa muscular, e muito rapidamente.
E os problemas por excesso de treino não param por aí: Se treinarmos todos os dias sem parar correremos sérios riscos de ficar com overtraining, e mais vulnerável a se lesões, perda de apetite, facilidade em contrair infecções, dores musculares, e muitos outros problemas.
Por isso deve-se evitar o excesso de treino, criando divisões de treino bem elaborado, e deixar pelo menos 2 dias para descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário