sábado, 25 de agosto de 2012

Dextrose e maltodextrina (Suplementos a tomar no pos treino)

Após o treino, o nosso stoque de glicose (energia usável) e glicogênio (energia guardada) estão muito baixos. Aí o nosso corpo libera o Cortisol, que é uma hormona catabólica. Ela “come” o tecido muscular e converte em glicose. O batido pós-treino previne isso...
Falando primeiramente da DEXTROSE, muitos ficam preocupados com a questão das calorias contidas nela. Mas o que acontece é que o corpo irá destruir essas calorias para dar combustível aos músculos após o treino.
A Dextrose é usada por ter um alto Índice Glicêmico (é absorvida rapidamente). Então, ao utilizar a dextrose no nosso batido no pós-treino, o nosso nível de Insulina vai aumentar o suficiente.
Esse pico de Insulina é o que queremos, pois ele muda a forma que o sangue processa os nutrientes, colocando o músculo em prioridade pra receber os nutrientes (ao invés do tecido adiposo). Então todos nutrientes que consumimos (inclusive suplementos como whey(protaina) e creatina) vão directos para o tecido muscular, começando o processo de recuperação.
A Dextrose é perfeita pra isso devido à sua rápida digestão.
Falando agora da maltodextrina,a Maltodextrina é na verdade um carboidrato complexo, mas as suas ligações são muito fáceis de serem quebradas, e por isso ele é absorvido rapidamente, e aumenta o nível de insulina tanto quanto a Dextrose.
No entanto, antes que ela possa ser utilizada, ela passa pelo fígado para ter as ligações quebradas. Então, a taxa de reabastecimento de glicogênio é mais devagar que a Dextrose, mas ele consegue abastecer por mais tempo, evitando a queda brusca do nível de insulina. É seguro? Perguntamos nós...
Muitos tem medo de usar Dextrose e Maltodextrina pois acham que vão engordar. Esse medo vêm do desconhecimento da anatomia e fisiologia do corpo humano.
Devido ao estado que nós ficamos após o treino, se nós não comermos os alimentos certos e os suplementos apropriados, não precisamos de nos preocupar com o que ingerimos...
Outros também se preocupam com os efeitos de longo prazo dos picos de insulina e a habilidade do corpo de regular essa hormôna.
Sem entrar em termos técnicos, assim que terminarmos de treinar, a nossa energia está gasta, e o nosso corpo sabe disso. O pico de insulina é o botão necessário para mostrar ao nosso corpo que a energia chegou e mostrar ao nosso cérebro para onde mandá-la.
A menos que comamos porcaria durante o dia e soframos picos de insulina constantes, não precisamos de nos preocupar com aumentar esse nível depois do treino,pois é um processo natural...

Nenhum comentário:

Postar um comentário