A
osteoporose é definida como uma doença esquelética sistêmica caracterizada pela baixa massa óssea e deterioração da microarquitectura do tecido ósseo com consequente aumento dafragilidade dos ossos e susceptibilidade a fracturas. As mulheres são as maiores vítimas da osteoporose, sendo (4) vezes mais comum do que nos homens.
As alterações ocorrem em diversos sistemas algumas são rápidas e outras lentas, varia de indivíduo para indivíduo e tende a acelerar com o passar dos anos, algumas mudanças acontecem na composição corporal com a diminuição da gordura, da água, perda de massa magra e a declinação do pico de massa óssea. No caso dos Sistemas: Cardiovascular, Respiratório, Sistema Nervoso Central, estes são os primeiros a declinarem. Um outro factor importante está relacionado com a nutrição que cumpri um papel fundamental para a sobrevivência de todos nós, porém quando se atinge os 40 anos de idade as alterações são visíveis, tais como:
Redução do metabolismo basal, Xerostomia (Secura excessiva da boca);
Maior dificuldade na obtenção, preparo e ingestão de alimentos.
Factores que passam despercebidos como a postura também influenciam....
COMO SE MANIFESTA A OSTEOPOROSE ?
Manifesta-se ao mudar a estrutura óssea tornando o osso menos denso, por consequência o osso não suporta uma carga muito elevada, podendo romper com maior facilidade....
Quando uma população é sedentária depois dos 40 anos, pico de massa óssea, surge uma diminuição da densidade que pode ser de 1-2% ao ano podendo chegar a mais de 3,5/ano.
O limiar de fractura pode ser precoce caso o pico de massa óssea ocorra na juventude.
Um ser humano que está com 30 anos de idade com seu corpo activo e densidade óssea elevada atingirá depois de 10 anos seu limiar crítico de queda, supondo que ele tenha encerrado sua carreira desportiva e esteja a fazer actividades de um cidadão normal.
Com o passar do tempo uma das partes do corpo humano que é prejudicada em especial por causa da osteoporose é a coluna vertebral, pelo facto de desgastar uma ou mais vértebras toráccicas, denominando-se de fractura por compressão podendo ocorrer uma hipercifose e consequentemente a diminuição da estatura.O indivíduo tem sua estatura diminuída entre outros problemas como:
Dores devido à tensão muscular.
Dores causadas por sobrecarga nas articulações e ligamentos.
Quando o indivíduo faz força e precisa de um auxilio muito grande da coluna, por exemplo:
-Abaixar-se.
-Levantar-se/ pela manhã.
-Levantar uma caixa.
-Tossir.
Ocorrendo uma dor aguda na coluna vertebral aparentando ser no “nervo ciático”, poder ser origem de uma fractura numa vértebra.
COMO SURGE A OSTEOPOROSE?
FALTA DE ACTIVIDADE FÍSICA COMO CAUSA PRINCIPAL!!!!!
O que está em primeiro lugar para a contribuição da osteoporose é a falta prolongada de actividade física, ou seja, um ser humano sedentário, ou até mesmo quem trabalha muito tempo sentado aumenta de 3 a 6 vezes o risco, essas pessoas têm grandes chances de obter a doença, principalmente na região do quadril.
Não é apenas na terceira idade que inicia a diminuição da densidade óssea, caso uma criança ou um adolescente que não se movimenta de uma forma constante, ele estará contribuindo desde já para a contracção da doença, até porque 98% da massa óssea que será alcançada futuramente é produzida nesta fase da vida através da actividade física.Conseguimos verificar que de forma natural a criança e/ou adolescente já constroi essa base devido as suas brincadeiras e actividades, tais como: correr, jogar futebol, saltar, entre outras, porém hoje isso está escasso na sociedade devido à tecnologia, as crianças e/ou adolescentes passam horas em frente do computador, em frente da televisão, tudo isto contribui para o não desenvolvimento do osso.....
A falta de actividade física é, em qualquer momento da vida, um factor decisivo para o desenvolvimento da osteoporose.
Todos os outros factores de risco que favorecem a osteoporose são apenas componentes adicionais que aceleram a degradação óssea na existência da inactividade física, representando, na realidade um papel secundário. Osteoporose é por excelência, a doença da inactividade física. Quem prática, no decorrer da vida, um treino adequado de força não tem osteoporose pessoal! ;)
QUAIS FACTORES DE RISCO QUE FAVORECEM O SURGIMENTO DA OSTEOPOROSE?
É possível saber se um indivíduo tem ou poderá desenvolver a doença, basta analisar seu comportamento ou histórico familiar.
Alguns factores de risco são:
1- Relatos de familiares que sofrem fracturas frequentes.
2- Menstruação tardia, menopausa antes do tempo.
3- Abaixo do peso, cútis clara.
4- Pouca ingestão de cálcio, alimentos ricos em fosfato e fibras.
5- Abuso constante de álcool, cafeína e cigarro.
6- Medicamentos propicios a doenças
INGESTÃO INSUFICIENTE DE CÁLCIO POR MEIO DA ALIMENTAÇÃO
Para uma alimentação equilibrada e adequada é preciso consumir por dia uma quantidade igual a 1000 não ultrapassando os 1200mg de cálcio, seria o mesmo que ingerir 1 até 1,5 de leite.
FUMO
Os indivíduos adeptos têm grandes chances de desenvolverem a doença comparados com aqueles que não fumam, os fumadores perdem 2 vezes mais massa óssea, dependendo do número de cigarros consumidos.
ABUSO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Não controlar a ingestão excessiva de álcool, com certeza haverá uma reação metabólica negativa, prejudicando o fígado, a vitamina D na cútis, não fabricando cálcio o suficiente para os ossos.
As consequências futuras é a não ingestão suficiente de cálcio prejudicando os ossos, provocando uma osteoporose dissimulada.
CONSUMO EXAGERADO DE CAFÉ
Indivíduos que abusam do café (+ de 4 por dia) tendem a dificultar a produção óssea, acelerando futuramente a sua redução óssea.
TEOR ELEVADO DO FOSFATO NA ALIMENTAÇÃO
É importante controlar o consumo de fosfato, pois sua ingestão de forma excessiva por meio de proteínas ou até mesmo bebidas pode acarretar na paralisação de cálcio, afectando os minerais reduzindo- os lentamente.
FALTA DE PESO
Aqueles que estão com seu peso reduzido a osteoporose aparece, frequentemente em pessoas na melhor idade, ou seja, 50, 60 anos de idade.
Nas mulheres, no caso atletas de elite magras ocorrem o mesmo, tendo o estrogênio em baixo nível e a baixa procteção hormonal, no caso daquelas que são obesas ocorre uma vantagem, o estrogênio acaba por ser uma protecção, produzida nos tecidos adiposos, porém se essa obesidade for exagerada corre o risco de sofrer de problemas cardiovasculares, articulações, entre outras.
BAIXOS NÍVEIS DE HORMÔNAS SEXUAIS
A diminuição dos hormônas, testosterona e estrogênio ocorrem com o envelhecimento, reduzindo a proteção que tem efeito sobre a substância óssea, neste caso quem mais sofre são as mulheres na menopausa.
OUTRAS CAUSAS
Factores que podem levar a uma redução óssea:
- Excesso de treino (aeróbico principalmente).
- Excesso de medicação (cortisona, por exemplo).
- Doenças prejudiciais que elevam o nosso grau (por ex. tiróide).
COMO SE PODE EVITAR A OSTEOPOROSE?
Pode-se evitar a osteoporose praticando de forma correcta actividade física, fazendo um treino de força, enfim sendo uma pessoa activa, esses são meios para prevenir a osteoporose.
É importante falar sobre a relação directa entre força física x ossos fortes. Se a pessoa tem força e é musculada consequentemente os ossos serão fortes também.
Pessoas muito activas como, por exemplo estudantes de educação física, tem sua densidade óssea elevada, devido aos esforços e os lugares com maiores índices são:
- Coluna Vertebral (Lombar).
- Proximal do fêmur.
Estes efeitos acabam por ser um estimulante para os ossos.
As consequências dos treinos de força tem relação directa de como é feito e a sua frequência, em muitos casos não é preciso fazer um treino intenso para obter resultado, no caso de uma pessoa com idade mais avançada que não treina, ela pode praticar 3 vezes por semana, 30 minutos, moderadamente, tendo resultados satisfatórios.
As mulheres quando cessão a sua menstruação, ou seja, entram na menopausa, tem o seu corpo modificado por razões hormonais, mesmo assim é possível fazer treinos.
Lembrando que o envolvimento com a prática desportiva não tem idade, inicia na infância e segue para vida adulta, nunca deixando de se exercitar!
Seis (6) dicas para um bom treino.
1-Treino com pesos e cargas de força; leva a um aumento da massa óssea.
2- O ponto específico de treino tem resultado superior em relação aquele que não é executado; dominante x mão não dominante.
3- Os treinos precisam de ser contínuos e a longo prazo com cargas correctas; parar e depois voltar a treinar não contribui para a permanência ossos fortes.
4- Treinos contínuos; treinos regulares caso isso não ocorra a pessoa tende a perder aquilo que ganhou.
5- Pouco peso resolve; pouca carga é suficiente para obter resultados ou evitar mais perdas.
6- Não tem limites; qualquer pessoa em qualquer idade pode treinar.
A osteoporose deve ser evitada durante toda vida não apenas numa fase.
MODALIDADES DESPORTIVAS ADEQUADAS
FISICULTURISMO (Bodybuilding)
Praticando de uma forma prazerosa e adequada leva a uma melhora no nosso sistema muscular esquelético.
CAMINHADA, CORRIDA Aconselhável fazer uma caminhada para o fortalecimento dos ossos
JARDINAGEM Uma grande prevenção da osteoporose.
GINÁSTICA, HIDROGINÁSTICA E AERÓBICA Previne a osteoporose em todas as regiões do esqueleto humano. Não é aconselhável realizar exercícios que causem apnéia.
JOGOS Jogos de pouco impacto com o adversário para não ocorrer lesões, observando sempre a faixa- etária.
DANÇA Forte influencia na postura auxiliando os ossos também.